EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE

Escola é para educar ou para ensinar?

 

Estamos atuando em um período no qual a escola deixou de ser apenas uma instituição responsável por transmitir conhecimentos e ensinar conteúdos, mas um local de troca de experiências, educação no sentido próprio da palavra, um espaço de criatividade e de apoio ao aluno.

Podemos dizer que as responsabilidades do professor, no âmbito escolar, aumentaram expressivamente, pois ele absorveu, ainda, a tarefa de educar, que era, de fato e de direito, da família.

Educar e ensinar são ações distintas. O papel de educar deve ser da família, a qual tem o primeiro e principal contato, o início da socialização, a preparação do indivíduo para conviver em grupos maiores; esse é um trabalho basilar, fundamental, pois dele dependerá a boa assimilação da cultura.

O ato de ensinar, compartilhar conhecimentos, trocar informações, despertar o interesse pela leitura, desenvolver cidadãos críticos, aprimorar valores são tarefas da instituição de ensino, através do professor.

Assumimos mais responsabilidades com um público extremamente ativo, apressado, tecnológico, ávido por informações, mas que nem sempre solidifica saberes; apenas acumula dados.  Precisamos garantir o direito do nosso aluno de ter todo apoio necessário ao seu pleno desenvolvimento, mas precisamos, também, ter garantias para que nosso trabalho seja validado diante de uma sociedade cada vez mais isenta de suas responsabilidades e que, de um modo geral, despreza, minimiza ou ignora o valor da atividade docente.

Segundo Paulo Freire, “A verdade é que a escola sozinha não pode levar adiante a responsabilidade de educar e ensinar”.

Diante disso, resta-nos assumir nossas reais responsabilidades, em união a outros educadores, para que possamos preparar, não só um indivíduo, mas também um cidadão crítico, conhecedor dos seus deveres e direitos, capaz de reconhecer os próprios erros e conhecedor do seu papel na sociedade. Só assim teremos uma sociedade mais justa e, verdadeiramente culta e desenvolvida.

Carmem Lucia Silveira

Graduada em Letras – Português, Inglês e Literaturas (FEUDUC)
Pós-graduanda em Especialização em Língua Portuguesa (UVA)
Leciona, atualmente, no 3º ano do fundamental I, no Instituto Pio XI



Matérias Anteriores:

LOCALIZAÇÃO

Rua Roberto Silva, 71 - Ramos
CEP 21060-230
Rio de Janeiro - RJ

Veja Mapa

HORÁRIO

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

FALE CONOSCO

3194-1401

3194-1404


Email: atendimento.pioxi@abeas.org