EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE

O Valor da Língua Espanhola para o Saber Contemporâneo

Professora Patrícia de Carvalho Marinho

Sempre ouvimos dizer que o indivíduo que não soubesse falar Inglês estaria perdendo no ranking dos profissionais requisitados no mercado de trabalho.  Hoje, a realidade é outra; as potências e a economia mundial se modificaram, a concorrência aumentou, e o mercado tornou-se ainda mais competitivo. Quem fala apenas a língua inglesa não está sendo considerado mais apto a exercer funções de chefia e de gerenciamento, entre outras atividades. O atual mercado de trabalho exige um saber contemporâneo mais diversificado, e a aquisição do Espanhol soma-se à assertividade que se espera em todas as carreiras.

Inúmeros fatores estão contribuindo para a valorização dessa língua neolatina em nosso país. O MERCOSUL, por exemplo, foi o impulso de que a América do Sul precisava para se fortalecer, sobretudo pela economia e, por extensão, isso corrobora o valor neonato desse continente mediante o cenário mundial. Com isso, o idioma surge como o elo imediato entre os países membros e entre estes e o restante do mundo.

Não se pode ignorar a importância de o Espanhol ter se tornado um dos idiomas oficiais da ONU, desde 6 de junho de 2001.  Segundo dados do Instituto Cervantes, em 2050, estima-se que 10% da população mundial falem esse idioma. Ele é a quarta língua mais falada no mundo, perdendo apenas para o Inglês, o Mandarim e o Hindu.

É importante ressaltar a necessidade de uma preparação e dedicação ao aprendizado da língua, pois muitas pessoas imaginam que falam esse idioma, por causa dos falsos cognatos, mas acabam misturando os idiomas e falando o famoso “portunhol”, forma de comunicação empírica.

Outro veio importante nessa ascensão da língua espanhola é o mercado turístico, que sofreu um aumento da oferta de desembarques internacionais, principalmente os de origem Argentina, país apontado como o que mais visita o Brasil. Num futuro bastante próximo, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos farão nascer bastantes e promissoras oportunidades aos que dominarem a língua dos “hermanos”, até mesmo no mercado informal.

A nossa Instituição, sempre preocupada com a excelência de qualidade, seja qual for o saber a ser desenvolvido, prepara os alunos para um mercado acirrado que os espera no futuro, e o Espanhol será um dos grandes diferenciais. Para isso, conta com uma equipe de profissionais capacitados e qualificados, para fazer da língua espanhola uma alavanca para o sucesso, e não uma simples língua a mais no currículo escolar.

Professora Patrícia de Carvalho Marinho
Docente de Língua Espanhola do Instituto Pio XI
Professora da turma VIP do CCAA

Matérias Anteriores:

LOCALIZAÇÃO

Rua Roberto Silva, 71 - Ramos
CEP 21060-230
Rio de Janeiro - RJ

Veja Mapa

HORÁRIO

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

FALE CONOSCO

3194-1401

3194-1404


Email: atendimento.pioxi@abeas.org