EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE

Os Laços da Educação nos 75 Anos do Instituto Pio XI

 

Queremos ver crianças perseguindo o conhecimento, e não o conhecimento perseguindo crianças.

George Bernard Shaw

Todos os anos, no início do primeiro bimestre, os educadores, tais como árvores, renovam-se e inovam, porque ousar é preciso. Não me refiro à rebeldia, mas à voluntariedade, à experimentação, ao gosto pelo que ainda não se aprendeu, formando a matéria-prima da procura pelo conhecimento, argamassa de que é feito um professor.

Os edifícios se renovam com obras, e os docentes, através da aquisição e da manutenção dos saberes, pois não adianta lecionar numa escola moderna, com equipamentos de última geração, se as aulas forem ministradas com elementos e atitudes da Era Jurássica.

Aos 75 anos, de portas abertas ao futuro, com base nas boas experiências do passado, o Instituto Pio XI vive o presente com a preocupação de manter-se como referência e porto seguro a todos os que passam por seus bancos escolares.

Nessa longa e gloriosa trajetória, mãos anônimas e algumas conhecidas deixaram sua contribuição nesse projeto de construção de um mundo melhor, e voltando nossos olhos a tudo o que já foi realizado, alguém pode perguntar: Valeu a pena? E como o poeta Fernando Pessoa, ousamos responder.

Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.


É claro que as dificuldades, a insegurança e os problemas sempre estiveram – e estarão – latentes, mas a perseverança e a competência sempre se mantiveram à frente de todas as atividades, ajudando a lançar fora o que não  ajuda a caminhar.  Mas quem pensou que semear o conhecimento fosse fácil?   Nós aceitamos o desafio desde o início, e não abrimos mão dessa tarefa.

A educação em nossa escola tem criado, nesses 75 anos, laços preciosíssimos de amizade, de comprometimento, de solidariedade, apenas para citar alguns deles.

E com a motivação de quem acumulou experiência ao longo dos anos e a alegria de quem deseja continuar crescendo, convidamos a todos os integrantes de nossa querida família, a Família Pio XI, a se unirem a nós, diariamente, nessa prática inebriante e mágica de ensinar e ser ensinado, sob a proteção da Divina Providência e o manto de Maria Santíssima para, de modo amoroso, seguirmos, de mãos dadas, Acolhendo, Assistindo e Educando.

Daisy Nogueira
Mestra em Letras
Professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio


Matérias Anteriores:

LOCALIZAÇÃO

Rua Roberto Silva, 71 - Ramos
CEP 21060-230
Rio de Janeiro - RJ

Veja Mapa

HORÁRIO

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

FALE CONOSCO

3194-1401

3194-1404


Email: atendimento.pioxi@abeas.org